Harry Bertoia nasceu em Friul Veneza Julia, Itália. Emigrou com a família para os EUA em 1930. Após uma certa dificuldade em aprender a língua inglesa, formou-se na CassTechnicalHightSchool de Detroit em 1936, cidade em que também estudou desenho e pintura. De 1937 a 1939 foi bolsista na CambrookAcademyofArts, onde ensinou de 1939 a 1943 tendo como colegas de trabalho EeroSaarien e Charles Eames, com quem viria a trabalhar nos anos seguintes.
Em 1943, Harry Bertoia deixou a Academia de Arte de Cambrook, para juntar-se aos esforços de guerra no Escritório Eames em Venice, Califórnia. Naquele ano, enquanto trabalhava no Escritório Eames, frequentou o Curso de Soldagens na Faculdade de Santa Mónica. Um ano após, iniciou o protótipo de molduras metálicas para as cadeiras Eames.Bertoia trabalhou com Eames até 1946. Durante este período, continuou a fazer joias e gravuras. Em 1949, mudou-se para a Pensilvânia, e passou a trabalhar como escultor e professor na Academia de Belas Artes de Cambrook.
Os seus trabalhos começaram a chamar a atenção, quando Hans e Florence Knoll, os arquitetos fundadores da Knoll Associates — uma das mais importantes e influentes companhias de design da segunda metade do século XX , lhe ofereceram um estúdio para que pudesse desenvolver os seus estudos em metal, pois mesmo trabalhando com esculturas, o seu trabalho sempre esteve virado para o mobiliário.
Uma das propostas apresentadas foi uma cadeira formada por tela. Ao analisar o projeto, Florence Knoll percebe a semelhança com uma cesta plástica de secar pratos e propõe-lhe que estude um modo de criar uma cadeira com essa forma, de uma maneira que se adaptasse inteiramente ao corpo.
Meio ano depois estava desenvolvida toda a linha WireChair. Apesar da aparência, o projeto não valorizava apenas a funcionalidade, mas também o jogo de forma e espaço, e a flexibilidade do metal. Tudo isso em uma estrutura de aço curvado e soldado, cromado ou recoberto em vinil.
Knoll Brian Lutz disse uma vez “pinturas de Bertoia foram melhores do que suas esculturas. E suas esculturas foram melhores do que o seu mobiliário. E seu mobiliário foi absolutamente brilhante. “ Harry Bertoia morreu em 1978. Obteve uma grande reputação em todos os campos em que trabalhou.