(11) 2866-6455 | (11) 94103-3494

GEORGE NELSON (1908 – 1986) (EUA)

Perfil:

Ao escrever sobre a trajetória de sua extraordinária carreira de mais de 50 anos, George Nelson descreveu uma série de “zaps" criativos momentos de inspiração repentina “quando um único indivíduo descobre que está conectado a uma realidade que jamais sonhara”. 


Um dos primeiros zaps ocorreu nos anos 30, quando ele era um aluno de arquitetura em Roma. Antes de voltar para casa, uma ideia lhe ocorreu: Ele viajaria pela Europa e entrevistaria os principais arquitetos modernos na esperança de publicar os artigos nos EUA. Ele conseguiu, e no processo apresentou a comunidade de design americana à vanguarda europeia. Isso deu início a uma sequência do que ele chama de oportunidades “de ouro” de carreira, que eram nada mais do que o efeito inevitável de seu brilho como designer, professor e autor. 


A primeira oportunidade surgiu ao ser nomeado editor da revista Architectural Forum. Em 1942, ali trabalhando em uma história, ele ficava olhando fotos aéreas de cidades arruinadas quando ele desenvolveu o conceito dos shopping-centers urbanos, que foi revelado no Saturday Evening Post. 


Logo depois, outro zap levou ao Armário Embutido, o primeiro sistema de armazenagem modular e o precursor dos sistemas de mobília. O Armário Embutido foi apresentado pela primeira vez em um artigo de 1945 da revista Life. O fundador da Herman Miller, D.J. DePree, viu o artigo e ficou tão impressionado que fez uma visita a Nelson em Nova York e o convenceu a ser seu diretor de design, o que estimulou Nelson a fundar sua empresa de design, George Nelson & Associates. A cordial relação pessoal e profissional entre Nelson e DePree rendeu uma linha formidável de produtos, desde o divertido Marshmallow Sofa até a primeira mesa em formado de “L”, a percursora das estações de trabalho atuais. 


Nelson certa vez escreveu que a Herman Miller “não brinca de siga-o-líder". Esse é um dos motivos pelo qual George Nelson & Associates trabalhou com a Herman Miller por mais de 25 anos e juntos conduziram o design à era moderna. 


Nelson disse que para um designer lidar produtivamente com as necessidades humanas, “ele deve fazer primeiro uma radical e consciente ruptura de todos os valores que identifica como anti-humanos". Designers também devem constantemente ficar atentos às consequências de suas ações em relação às pessoas e à sociedade. De fato, ele declarou que “o design como um todo não é nada além do que um processo de relacionar tudo a tudo". Assim, ele disse que em  
vez de especialização, os designers devem cultivar uma ampla base de conhecimento e entendimento.

Criações
Banco George Nelson Arka Design
POLTRONA COCONUT ARKA